quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dicas de Trânsito:


MOTORISTAS:

Ao falarmos em leis de trânsito, estamos falando em responsabilidade, mudanças de comportamento e educação. Sobretudo, em cidadania. O cinto de segurança é um dispositivo simples que serve para proteger sua vida e diminuir as conseqüências dos acidentes. Ele impede, em casos de colisão, que seu corpo se choque contra o volante, painel e pára-brisas, ou que seja projetado para fora do carro. O uso do cinto de segurança é obrigatório, tanto para o motorista como para os passageiros. Ao dirigir não consuma bebida alcoólica. O álcool anestesia o corpo, inibe os reflexos e a percepção, provocando excesso de confiança e segurança desmedidas. O resultado quase sempre é o risco de vida. Evite usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja viva-voz, pois reduz a sua concentração. Respeite os pedestres, os ciclistas e os motociclistas. Evite fumar ao dirigir. Mantenha as duas mãos segurando firmemente o volante. Reduza a velocidade perto de escolas, hospitais, igrejas e pontos de ônibus. Seja um motorista defensivo, dirija de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros condutores e das condições adversas que encontrar nas vias de trânsito. A sinalização é o meio de comunicação entre motoristas no trânsito, portanto sinalize sempre, informe ao outro motorista o que você vai fazer. Estacionar sobre a faixa de pedestre ou na área de cruzamento é infração grave, fique atento. Evite estacionar sobre as calçadas, em fila dupla, em pontes, em túneis, viadutos, ciclovias, canteiros centrais e divisores de pistas. Mantenha-se atento ao trânsito quando estiver dirigindo, não assista televisão a bordo. Evite ouvir som em volume que não permita escutar os sons do seu próprio veículo e dos demais. Onde não houver sinaleira dê a preferência ao pedestre. Se participar de discussões fortes com familiares, no trabalho ou por qualquer outro motivo, evite dirigir, até se acalmar. Não dirija se ficar muito tempo sem dormir, dormir pouco, dormir muito mal ou ingerir alimentos pesados, que acarretem sonolência. Não jogue lixo pela janela dos carros. 



MOTOCICLISTAS:

Use sempre os equipamentos de segurança: Capacete, roupas resistentes na cor clara ou com tarjas refletivas. Independente do horário ande sempre com os faróis acesos. Quando chover pare a moto e espere estiar.
Pare sempre antes da faixa de segurança para pedestre, assim você evita acidentes. Com pedestre é preciso todo cuidado. Use uma antena corta linhas e evite acidentes com linhas temperadas. Evite passar por cima de canteiros, divisores de pista, canaletas e gramados, pois é proibido. É proibido transitar sobre calçadas e ciclovia. Utilize sempre o capacete de segurança. Os passageiros de motocicleta, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados utilizando o capacete de segurança.  
 

 CICLISTAS:

Obedeça a todas as leis de trânsito. Ao furar um sinal vermelho ou cometer qualquer infração do trânsito você pode ser multado, portanto conduza a bicicleta como você dirige o carro; Use sinalização refletiva, espelho e campainha. Dê preferências às roupas claras e use capacete. A cabeça representa 90% das fatalidades em mortes. Pedalar a noite com roupas escuras, sem farol nem refletores é uma ameaça ao trânsito. Prefira as ciclofaixas e ciclovias. Se não for possível, pedale sempre à direita. Siga o fluxo do trânsito, jamais na contramão.Ande em linha reta. Não faça zigue-zague. Cuidado para não surpreender o motorista. Quem leva a pior é você. Sinalize com gestos suas intenções de manobras. Faça-se bem visível. Respeite o pedestre. É proibido por lei andar nas calçadas. Vá devagar próximo aos pedestres e tenha cuidado com crianças brincando. Use campainha. Pare antes da faixa se houver pedestre atravessando. Se for atravessar pela faixa, desmonte. Evite pedalar lado a lado com outra bicicleta. Use o bom senso, prefira conversar pedalando em ruas não movimentadas. Verifique antes de sair pneus e freios. Faça manutenção periódica e leve ferramentas básicas. Pedale defensivamente. Perceba as intenções do motorista. Fique atento aos veículos que podem surgir de repente de uma rua ou entrar cortando a sua frente. Não pedale colado atrás dos veículos. Esteja sempre pronto para frear e cuidado com o chão liso. Você faz parte do trânsito e tem direito: não deixe que os carros o forcem para o lado. Eles devem por lei manter uma distância de 1,5 m no mínimo. Você tem direito à faixa. Mesmo assim, evite ruas movimentadas e a “disputa” com os carros. Nunca ande nas vias exclusivas para ônibus. Os motoristas nem sempre percebem os ciclistas.

PEDESTRES:

Use sempre a passarela ao atravessar vias de alta velocidade. Atravesse sempre na faixa de segurança para pedestre. Espere na calçada, olhe para os dois lados e atravesse com a máxima atenção. Olhe sempre os dois lados. Ao descer do ônibus não cruze na frente do veículo. Pedestre vivo é aquele que atravessa na faixa de segurança para pedestre. Desfile com segurança: use a passarela. Ao sair à noite, prefira usar roupas claras.

CRIANÇAS:

Nunca atravesse a rua correndo. Você pode cair. Só atravesse onde você possa ver os veículos e ser visto por eles. Não brinque na rua, brincar é bom, mas com segurança é melhor ainda. Assim, você não coloca sua vida em risco. Segure bem firme a mão do adulto que estiver atravessando a rua com você. Brinque com segurança em locais certos: praças, parques, jardins, quintais, pátios das escolas ou campos de futebol. Cuidado! Nunca corra na rua atrás de pipas, bola ou de qualquer animalzinho. Ande na calçada, sempre afastado do meio fio e tenha cuidado com portões e garagens. Atravesse a rua na faixa de segurança para pedestre e em linha reta sempre olhando para os dois lados. Evite ficar sozinho dentro de um veículo, e se isso acontecer não mexa no volante, pedais e outros equipamentos. Você pode colocar o carro em movimento e não saber como controlar. Se você tem menos de 10 anos, sente no banco de trás e não esqueça de colocar o cinto de segurança. Quando você estiver dentro de um veículo não mexa nas maçanetas das portas. Elas poderão abrir e ocasionar um grave acidente. Não coloque as mãos e cabeças para fora do veículo, mesmo que ele esteja parado. Evite brincadeiras dentro do veículo para não distrair o motorista.

Fonte: www.assoveba.com.br

Um comentário:

  1. valeu pelas dicas de trânsito, se todos obedecessem não haveria tantos acidentes. Não somente para cidades grandes como pequenas. Peço à justiça daí da Serra que envie essas dicas aqui pra Antônio Martins. Obrigado.

    ResponderExcluir