terça-feira, 3 de maio de 2011

DEVGRU: a Tropa de Elite que matou Osama Bin Laden



Secreto, furtivo, rápido e mortal. Assim é definido o grupo de agentes de elite da marinha americana que invadiu o refúgio do terrorista mais procurado dos Estados Unidos e em 40 minutos trouxe justiça ao povo americano

Osama bin Laden não foi morto por qualquer grupo de militares. Para dar cabo do maior inimigo dos Estados Unidos o governo americano acionou uma força especial de elite chamada informalmente de Seal Team 6. Oficialmente, o time integra o Naval Special Warfare Development Group, de acordo com a revista semanal americana National Journal. Na verdade, oficialmente o Team 6 nem existe.
Seal é uma ramificação da marinha especializada em missões de precisão. Os agentes entram e saem rapidamente do teatro de operações para realizar tarefas como recolhimento de inteligência, destruição de alvos específicos e resgates. O Team 6 é uma espécie de 'melhores dos melhores' das forças Seal. Seus membros são chamados de black operatives. A definição indica que eles existem fora do protocolo militar e cuidam de missões do mais alto nível secreto. Atuam, muitas vezes, fora dos limites das leis internacionais, em missões não documentadas, de forma a facilitar que as autoridades neguem sua existência. O fato de o governo americano ter revelado sua atuação nesse caso para a imprensa do mundo inteiro mostra como a publicidade sobre a morte de bin Laden é importante para os Estados Unidos.
A criação do Team 6 foi uma resposta direta ao fiasco na Crise dos Reféns no Irã. Em 1979, logo após a deposição do xá Rezah Pahlevi, radicais islâmicos invadiram a embaixada americana em Teerã e fizeram 52 reféns. A Delta Force, grupo de elite do exército americano, tentou resgatar os diplomatas em 1980, mas fracassou. O episódio mostrou que era necessária a formação de uma equipe contra terroristas capaz de operar com o máximo de discrição. A equipe recebeu o nome de Team 6 para confundir a inteligência soviética sobre o número de equipes Seal ativos na época — na ocasião, apenas 3 existiam.
Os melhores agentes das unidades Seal eram selecionados e recebiam treinamento ainda mais intenso para participar do grupo secreto. De acordo com o National Journal, o Team 6 criou uma réplica em tamanho real da mansão de Bin Laden e seus agentes praticaram táticas de combate no local desde o início de abril, em preparação para a invasão.


3 comentários:

  1. Independentemente do que aconteceu o mais importante é que o Bin Laden esteja morto, as pessoas inocentes que ele matou estavam armadas? Tiveram alguma oportunidade de defesa? Para se matar uma serpente deve-se primeiro esmagar a sua cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Um terrorista não é um bandido comum, é um fascínora que não tem o menor respeito pela vida alheia e nem a dele própria, portanto deve ser tratado como tal, para se fenter uma lenha não se usa uma gillette e sim um machado.

    ResponderExcluir
  3. Por que se deve ter consideração pela vida de terroristas se os próprios terroristas não tem consideração pela própria vida deles?

    ResponderExcluir