quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DIA 09: DIA DO ALCOÓLATRA RECUPERADO

A Organização Mundial de Saúde classifica o alcoolismo como doença, e como tal deve ser tratada. Porque a única maneira de uma pessoa parar de beber é aceitar sua doença, ou seja, conscientizar-se que a diferença entre o alcoólatra e a pessoa normal, é o primeiro gole de bebida que ele toma: "um dedal é muito e um tonel será pouco para o seu vício".

O Alcoolismo é uma doença incurável, porém, pode ser freada quando houver o entendimento que o primeiro gole nunca deve ser bebido. Aliás, essa é a técnica usada pela irmandade dos Alcoólicos Anônimos, que trata desses dependentes, conseguindo recuperar uma infinidade de pessoas em todos os locais onde atua.

Os dependentes podem ser chamados de alcoólatras ou alcoólicos, vamos optar por alcoólatra, o mesmo usado para designar essa comemoração. Vai depender de muita força de vontade e exclusivamente do próprio viciado, parar essa doença muitas pessoas que bebem não são alcoólatras, mas o uso demasiado poderá torná-las. Qualquer motivo para festejar ou para se consolar é o bastante para tomar um copo de bebida.

O alcoólatra não é mentiroso, mau caráter, sem vergonha ou preguiçoso... Ele é uma pessoa doente. O vício se insta-la e as oportunidades profissionais se perdem fora a dignidade e o respeito das pessoas. A mesma sociedade que incentiva o consumo de bebidas é a que condena e mantém o preconceito contra o alcoólatra. O próprio alcoólatra, nessa roda viva, perde a identidade como ser humano. Começa perdendo a fé e a religião; depois disso, vem à perda do emprego e até da família.

A família responsável fica atenta e ao primeiro sinal do consumo excessivo de álcool pelos filhos os limites devem ser impostos e as providencias tomadas. As pessoas estão cada vez mais se alcoolizando muito cedo, pois embora haja a lei, as crianças e os adolescentes têm fácil acesso dentro de casa, inclusive.

A sociedade e o governo sabem que um futuro promissor não está associado a vício algum. O alcoólatra recuperado torna-se uma pessoa produtiva, criativa, íntegra, digna de respeito e credibilidade. Isto é, um profissional ativo plenamente realizado com a vida normal e saudável.
Porém a recuperação é difícil e depende da disposição da pessoa em procurar e aceitar a ajuda necessária. Nada que se faça vale para fazer o alcoólatra parar de beber. Pode apanhar ser preso, conduzido à igreja, internado em uma clínica, vigiado, chantageado. Mas ele só vai entrar num programa de recuperação se for por iniciativa própria.

Existem muitos: religioso, de mútua ajuda e ajuda psicológico. Entretanto, o que mais recupera, no mundo inteiro é os ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. Aqui também o que interessa é onde o alcoólatra se identificar melhor porque da firmeza de sua determinação é que dependerá sua vida, caso contrário, morrerá em decorrência do alcoolismo.

Por joceilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário