sexta-feira, 12 de novembro de 2010

‘SEQUESTROS E GOLPES VIRTUAIS’ VOLTAM A TONA E EXPLORAM OS MEDOS E ANSEIOS DO POVO

Imagem retirada do Google Images, Meramente ilustrativa
Nos últimos dias, cidadãos mossoroenses vêm denunciando a prática de Sequestro Virtual ou Golpe Virtual, crime já bem comum, normalmente praticado por prisioneiros espalhados por presídios de todos país, e que agora preferem atuar nas cidades mais interioranas do Brasil.

As campanhas de esclarecimento feitas pelas TVs, rádios, jornais e através da internet, principalmente nos grandes centros urbanos, talvez tenham motivado essa mudança de planos dos criminosos, que agora buscam cidades menores para a prática da extorsão.

No sequestro virtual, a ligação começa geralmente com o interlocutor avisando para a vítima que está com um parente sequestrado. Daí então, começa a tortura psicológica. O choque geralmente impede a vítima de raciocinar. Um comparsa, que faz as vozes do sequestrado, imitando choros, gritos de ajuda, tenta dar um ar de realismo ao crime.

Já o golpe virtual explora a "inocência" das pessoas. Os criminosos prometem prêmios milionários em troca de pequenos depósitos em dinheiro. Daí para o achaque total é um passo. E as vítimas não são poucas.

Seguem algumas dicas para evitar que você seja mais uma vítima desses criminosos:
- Converse com familiares, amigos e esclareça sobre essa modalidade criminosa e suas modalidades;
- Procure cultivar o hábito de sempre avisar a familiares onde está e com quem;
- Quando estiver fora de casa, em locais movimentados como cinemas, teatros, festas com som em alto volume, avise a algum familiar da possibilidade do não atendimento do telefone;
- Procure não entrar em pânico no caso de ser vítima de um golpe ou sequestro virtual. Peça informações sobre a pessoa, características, nome, inclusive mantendo a calma, você pode tentar induzir o criminoso a revelar "sinais" inexistentes na vítima;
- Se alguém ligar se dizendo passar por funcionário de qualquer operadora e solicitar que desligue o telefone por ele ter sido clonado, ou por que precisa fazer alguns ajustes, nunca atenda a recomendação, pois as operadoras não agem dessa forma;
- Cuidado ao preencher dados para concorrer a brindes na rua, quanto menos dados você sair espalhando, mais seguro você estará.
-Nunca acredite em prêmios milionários que você ganhou aleatoriamente.
- Por fim, sempre solicite a ajuda da polícia o mais rápido possível.
Fonte: Toxina

Um comentário:

  1. A pressão psicológica por parte dos bandidos é muito forte no momento em que ocorre a ligação, infelizmente na maioris das vezes as pessoas esquecem de tomar todas essas medidas de segurança. Uma das medidas mais certas, é tentar contactar-se o urgente com a "possível vítima", se não houver êxito, procurar a polícia!

    ResponderExcluir