segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Polícia registra redução de 34% nas ocorrências de crime eleitoral


O planejamento estratégico realizado pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) para garantir a tranqüilidade do pleito eleitoral deste ano resultou em uma redução de 34,4% na prática de crimes eleitorais na Grande Natal em comparação com a eleição de 2008.

As ocorrências na Grande Natal resultaram em 12 prisões. No interior foram registrados 66 casos de crime eleitoral. Mais de 13 mil servidores das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Itep participaram da operação.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, desembargador Cristóvam Praxedes, e a cúpula da segurança do RN estiveram reunidos durante o período de votação com autoridades da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Tribunal Regional Eleitoral no Gabinete de Gestão Integrada (GGI). As autoridades acompanharam as ocorrências atendidas pelo telefone de emergência 190 em tempo real.

“As eleições ocorreram dentro da normalidade. O percentual de ocorrências foi menor do que o registrado na eleição passada. Com isso, cumprimos com o nosso objetivo. A força policial demonstrou que está isenta de qualquer interferência política e cumpriu o seu papel”, disse. O secretário analisou que o pleito foi tranqüilo graças à presença ostensiva das forças policiais nos locais de votação e no atendimento de outras ocorrências.

Em 2008, a Central de Operações em Segurança Pública (Ciosp) atendeu 154 ocorrências relativas a crimes eleitorais (boca de urna, compra de votos, propaganda irregular, transporte irregular de eleitores, entre outros). Este ano, segundo dados do Núcleo de Análises Estatísticas (NAE), foram 101 casos.

O comandante Geral da PM, coronel Francisco Araújo, disse que houve redução nas quatro zonas de Natal. A zona Leste liderou o número de chamadas com 29 casos, seguida das zonas Oeste (27); Norte (25); e Sul (20).

“A Polícia Militar funcionou como um agente facilitador do exercício democrático do direito do voto. A missão da Polícia Militar foi principalmente orientar o eleitor e manter a ordem pública”, avaliou. Segundo o comandante, a operação para as eleições aconteceu de forma paralela ao policiamento normal. “Neste domingo a polícia apreendeu armas, drogas e atendeu a outras ocorrências normalmente”, disse.

O comandante do policiamento do Interior, coronel Francisco Reinaldo, explicou que foram registradas 66 ocorrências de crime eleitoral. “O 10º Batalhão, com sede em Assu, registrou o maior número de ocorrências, com 39 casos nos municípios de Assu, Carnaubais, Janduís, Ipanguaçu e Itajá”, explicou.

Polícia Federal
Em todo o estado foram instaurados 4 inquéritos policiais por compra de votos e transporte irregular de eleitores e 12 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), por crimes diversos, com predominância para a propaganda e distribuição de “santinhos” nas proximidades dos locais de votação (boca de urna).

O caso que chamou mais atenção ocorreu na cidade de São José de Campestre, na região do Agreste potiguar, distante cerca de 80 km da capital, quando foram presos em flagrante delito, dois ex-prefeitos daquele município acusados pela compra de votos, um na véspera e o outro no dia da eleição.

Além de São José do Campestre, a PF deteve ainda mais de 20 pessoas acusadas por crime eleitoral nas cidades de Natal, Mossoró, Santa Cruz, Jucurutu e Touros.


Fonte: No Minuto (Com informações da Sesed e da PF/RN.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário