terça-feira, 12 de outubro de 2010

ONG Criança Segura alerta sobre a morte de crianças por sufocação



A sufocação é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças de até 1 ano no Brasil.

O dia é de comemorar, brincar, se divertir. Mas os pais devem ficar em alerta. O mês das crianças traz um cuidado a mais: a escolha do brinquedo adequado para não colocar a criança em risco. Por isso, a ONG nacional, Criança Segura, lança campanha na internet que ensina como preparar o ambiente para promover a prevenção da sufocação.

A sufocação é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças de até 1 ano no Brasil. Todos os anos, cerca de 700 crianças de até 14 anos morrem vítimas de engasgamento, segundo dados de 2007 - os mais atuais disponíveis no DATASUS/Ministério da Saúde. 

Até os 4 anos de idade, a criança fica muito exposta à sufocação, pois é nesta fase que ela inicia a exploração do mundo ao seu redor por meio dos sentidos - tato, audição, paladar, visão e olfato. Nesta etapa da vida, é muito comum que os pequenos levem tudo à boca e por isso é preciso ficar atento. 

Alguns cuidados, como cortar os alimentos em partes bem pequenas na hora da refeição, deixar o berço livre de travesseiros e brinquedos e afastar objetos pequenos, como botões, moedas, clipes e outros são essenciais. 

Com a chegada do Dia das Crianças é preciso alertar também para a escolha do brinquedo: ele deve ser adequado à faixa etária da criança e ter selo do Inmetro.

Campanha 

Para evitar este grave risco, a ONG Criança Segurna está lançando uma nova campanha de internet, desenvolvida em parceria com a agência F/Biz. Para participar, é necessário acessar o novo site: www.crianca-segura.ning.com.

O internauta participará identificando, em situações ilustrativas, que cuidados devem ser adotados para evitar a sufocação em alguns ambientes da casa como sala, cozinha e quarto do bebê. 

Ao clicar em cada um dos pontos destacados, que mostram possíveis perigos, a ilustração traz uma dica e a situação errada é substituída imediatamente pela forma correta de eliminar tal risco. 

No quarto, por exemplo, o internauta clica na imagem do bebê, que dorme no berço, para saber qual a posição correta para um sono seguro, o que deve conter no berço da criança, além de outros cuidados para prevenir a sufocação. 

Imagem: Reprodução - www.crianca-segura.ning.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário