sábado, 18 de junho de 2011

Chineses vão comprar jumentos potiguares

Um protocolo de intenções está sendo firmado entre os Governos do Rio Grande do Norte e da China para comercialização de 500 mil asininos (jumentos) para suprir a necessidade da indústria de cosméticos chinesa.

De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Simplício Holanda, os animais precisarão ser abatidos antes de enviados aos chineses, que estão se prontificando em receber a quantidade que o Estado tiver. Sobre preço, Simplício disse que está sendo negociado, mas o Governo espera um preço justo, seguindo as leis de comercialização. "Eles pagarão pelo couro, vísceras e carne. Esperamos uma média de R$ 50,00 por arroba", comenta.

Além dos investimentos a serem feitos no Estado, o grupo se compromete em incentivar a produção local de asininos destinados à respectiva exportação para a China, garantindo o surgimento de um novo e promissor mercado para a pecuária do RN, cuja criação estima-se em torno 60 mil cabeças, criados de forma indisciplinada sem mercado consumidor definido.

Enquanto o processo de negociação continua em andamento, a Sape inicia um estudo mercadológico e de viabilidade econômica para definir uma política própria de incentivo à criação, abate e exportação desse animal.

"Acho uma oportunidade muito interessante para o Estado, porque há muito tempo se deixou de utilizar o jumento como animal de carga. Hoje, até para ir ao roçado, se vai de moto. Enquanto isso, esse animais estão nas BRs, oferecendo perigo aos motoristas", acrescenta Simplício.

Segundo ele, esse tipo de comércio não é novidade, visto que há mais ou menos 15 anos, o Estado do Pernambuco comprava animais no sertão potiguar para abastecer o mercado japonês. Simplício afirma ainda que o RN e a China já mantêm um protocolo de intenções ativo para exploração de ferro na região do Seridó. Com a ampliação do comércio, discute-se inclusive investimento para reaproveitamento ou construção de um porto. "Existe a intenção de utilização de um porto em Areia Branca, ou construção de uma plataforma em alto-mar, semelhante à do Porto Ilha", finaliza Simplício Holanda.
 
*Jorna de Fato

Um comentário:

  1. Malditos glutões carniceiros, pagãos da terra do leste! Vão comer vegetais, seus impuros! É terrivelmente hediondo abater esses animais, que segundo o Torá, são considerados impróprios para o consumo: não têm cascos fendidos e não remoem. Daqui ha alguns anos, vão inventar de comer carne humana - era só o que faltava! - Aí os governadores do Brasil irão achar um meio de insentivar o número de nascimentos de pessoas. Falando ainda dos jumentos, que gratidão que temos com eles, não?!... Ainda bem que Luis Gonzaga não está mais nessa terra para ter essa notícia tão deplorável. Esse é o meu desabafo!

    ResponderExcluir