sábado, 5 de março de 2011

3º PELOTÃO PARTICIPA DE OPERAÇÃO DE APREENSÃO DE PÁSSAROS SILVESTRES COM APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E IBAMA

Durante uma operação realizada pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental em conjunto com o Ministério Público do RN e o IBAMA, mais de 400 pássaros silvestres foram apreendidos nas cidades de Mossoró e Serrinha dos Pintos.

A Operação Sicalis, como foi denominada em referência ao nome científico do Canário da Terra, haja vista o principal alvo da operação ser o combate as rinhas de Canários, foi resultado de uma investigação da Promotoria do Meio Ambiente de Mossoró que há mais de um ano vinha monitorando o grupo surpreendido.

A investigação do Ministério Público foi iniciada a partir de uma apreensão de materiais e aves que davam conta de uma rinha de canários ainda no ano de 2010 pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizada no bairro Urick Graff, em Mossoró. Segundo a investigação do MPRN, as pessoas surpreendidas nesta Operação utilizavam indevidamente de licenças concedidas pelo IBAMA, alegando fazerem parte de uma Associação de Criadores de Pássaros, no intuito de burlar a Lei e praticar todo tipo de ilegalidade com os pássaros.

A Operação contou com 20 policiais ambientais, os quais foram divididos em cinco equipes sob o Comando do 1º Tenente João José de Souza Almeida, comandante do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, além de cinco agentes do IBAMA e três promotores do MPRN.  A referida operação deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os quais foram cumpridos simultaneamente a partir das 5h30min da manhã desta sexta-feira (04) nos municípios de Serrinha dos Pintos e Mossoró, prosseguindo até às 17 horas do mesmo dia.

O resultado da Operação Sicalis foi tido como satisfatório no combate ao tráfico de animais silvestres, bem como à prática de rinhas de canários. Ao todo foram apreendidas 400 (quatrocentas) aves silvestres, sendo 300 (trezentos) Canários, além de medicamentos utilizados para tratar dos animais após as rinhas e materiais diversos que indicam a prática de rinhas pelos acusados. Ainda foram apreendidas seis armas irregulares, bem como munições de diversos calibres.




Os policiais ambientais classificaram a Operação como um sucesso absoluto, uma vez que os acusados foram autuados por crimes tipificados na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e os animais serão libertados em seu habitat natural.
 
Fonte: Policia Ambiental de Mossoró

8 comentários:

  1. Somente gente com mentalidade medieval mesmo que captura esses animais do habitat e coloca numa gaiola pra passar a vida inteira preso, sempre detestei essas práticas, isso é coisa de gente retrógrada. Parabéns pro IBAMA,Polícia Ambiental, Pelotão de Martins e Serrinha dos Pintos.

    ResponderExcluir
  2. Apoiado Joabe, faço minhas a s suas palavras..!
    Meus parabéns pro Ibama,POLICÍA AMBIENTAL, Pelotão de Martins e Serrinha dos Pintos.

    ResponderExcluir
  3. so falta agora acabar também com as vaquejadas, afinal tambem machuca com o gado.

    ResponderExcluir
  4. muita droga, muito politico ladão, latrocinio, omicidio e tantas outras coisas mais q deveria ser tomado providencia. Será q apreençaõ de passaros e um grande passo? Acho muito pouco, acho isignificante perto de tantas outras coisas. Felipe

    ResponderExcluir
  5. "Anônimo disse...

    so falta agora acabar também com as vaquejadas, afinal tambem machuca com o gado."
    Muito ingraçado da sua parte Senhor Anônimo, pq vc não tenta se enfiar num kuarto, privado de toda e qualquer liberdade e deixar q fikem te admirando como um troféu conquistado? tente.!
    Ah, quanto as vaquejadas, vai vc ficar la correndo com dois idiotas tentado te pegar p se exibir, tenta amiguinho, pode ser muito legal.
    povinho desprovido de inteligência e sensibilidade.!

    ResponderExcluir
  6. Meu parabéns à POLÍCIA AMBIENTAL, Ibama, PM de Martins e Serrinha dos Pintos. Foi um belo trabalho, espero que não pare por aí, que vocês deêm continuidade, afinal tá fora do sério o comércio de aves nessas cidades!

    ResponderExcluir
  7. muito interessante foram aprendidos mais de 700 e so contaram 400 pq?, cade o resto?

    ResponderExcluir
  8. Se tens tanta certeza desse equívoco, faça sua denúncia...
    peça justiça vc também, acho que deve se encaminhar até a vara criminal mais próxima e denunciar esse erro.
    Parabéns à POLICIA AMBIENTAL, Ibama e PM's de Martins e Serrinha dos Pintos.

    ResponderExcluir