sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Polícia apreende 4,2 mil toneladas de substância explosiva no interior do RN



A Polícia Militar em conjunto com Polícia Civil, através da Deicor (Delegacia de Combate ao Crime Organizado), realizou a apreensão de quatro mil e duzentas toneladas de Nitron, um explosivo semelhante a nitroglicerina, no município de Carnaúba dos Dantas, distante a 219 km de Natal, durante um trabalho iniciado desde a tarde dessa quinta-feira(10) e finalizado na madrugada desta sexta-feira(11). O desbaratamento foi iniciado a partir da prisão de Heronildes Roberto Soares, preso na cidade de Lajes, após ser flagrado com 31 bananas de dinamite, 200 metros de cabos usado para ligar o detonador e munições de pistola 9 mm.

A partir da prisão, a polícia pressionou Heronildes a revelar o local onde havia comprado à mercadoria, o que surtiu efeito. Logo a seguir, um policial disfarçado acompanhou o acusado até a cidade de Carnaúba dos Dantas, onde se dirigiram para um depósito, cujo estabelecimento é conhecido como Manoel Lucas. Na chegada, foi realizada uma compra “simulada” de produtos explosivos, onde após a finalização do negócio, a atendente, uma senhora de 60 anos, com identidade preservada, recebeu voz de prisão.

Depois, o policial vasculhou o depósito encontrando 140 caixas de dinamite e 120 caixas de espoleta (dispositivo explosivo). Após uma pesagem, as caixas de dinamite transportavam um total de 575 kg do produto.

Apesar da grande quantidade de dinamite apreendida, conforme divulgado na edição desta sexta-feira (11), no Diário de Natal, a polícia seguiu investigando no mesmo dia as pistas que foram sendo esclarecidas através do depósito desbaratado. Desta forma, foi descoberto um paiol, no meio da mata, próximo ao local, onde a polícia foi surpreendida pela quantidade de uma nova substância, o Nitron.

No local foram encontrados 4,2 mil kg da substância, além de cinco mil espoletas e oito mil metros de cordas de detonação, todas sem nota fiscal.

Após o sucesso da operação, a Deicor investiga como os produtos foram adquiridos. Uma hipótese a ser estudada é a relação com um roubo feito em uma pedreira no estado de Alagoas.

Fonte: Dnoline; Foto: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário