segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PM de Martins intimará proprietários de animais soltos nas estradas


Os motoristas que transitam nas estradas que dão acesso à cidade de Martins-RN tem uma queixa em comum: a grande quantidade de animais soltos na pista de rolamento. Jumentos, bois e vacas são vistos constantemente no trajeto.

O grande problema da existência de animais nas rodovias são os atropelamentos. Além dos danos ao veículo, o choque pode causar ferimentos sérios no motorista. Dependendo do porte do animal e da velocidade do veículo o choque com algum bicho pode ser fatal. O risco se torna maior durante o período noturno, quando a visibilidade é bastante reduzida.

A responsabilidade pela presença de um animal na estrada e suas conseqüência recaem sobre o dono. Portanto, caso aconteça um acidente com vítimas, seja por causa de um atropelamento ou porque o motorista tentou desviar do bicho e colidiu com outro veículo ou objeto fixo, quem responde legalmente pelo fato é o proprietário do animal.

Apesar de que todos nós sabemos que quase nunca esses proprietários são localizados para responder pelo delito. Isso mesmo, pelo delito que eles como responsáveis pelo animal respondem.

A PRF e o CPRE aconselham os motoristas que avistarem um animal na estrada a informarem o quanto antes as autoridades sobre o fato. Caso o bicho esteja bloqueando a via o certo é estacionar o veículo até que a ocorrência esteja resolvida. Se não for possível parar enquanto o animal não é retirado da rodovia, é preferível ultrapassá-lo pelas costas. Isso porque é mais difícil que ele se assuste e avance em direção ao veículo. Além disso, as autoridades pedem para que os condutores nunca buzinem ou acionem o farol alto, pois isso também pode fazer com que o animal reaja inesperadamente, o que aumentaria a possibilidade de um acidente.

Solicitamos o apoio da população martinense em denunciar quem são os proprietários dos animais para que eles sejam localizados, intimados e orientados pela Polícia Militar de Martins-RN, antes que novos acidentes aconteçam e vidas de inocentes sejam ceifadas.

*Texto de Niltinho Ferreira adaptado pelo Blog O Guardião da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário