terça-feira, 11 de janeiro de 2011

POLICIAL MORRE EM ABORDAGEM EM BAÍA FORMOSA/RN

Mais um policial tomba a serviço da sociedade norte rio-grandense. Dessa vez, foi durante uma abordagem a uma dupla de moto na manhã desta terça-feira (11), no município de Baía Formosa.

Segundo informações, a viatura composta por apenas dois policiais, soldado Cantalice e Hacenclever, tentaram abordar a dupla quando foram surpreendidos por tiros.

O soldado Cantalice foi mortalmente atingido na cabeça por dois disparos, enquanto o soldado Hacenclever foi atingido no pescoço, sendo socorrido até o hospital, onde já não corre risco de morte.

Os suspeitos fugiram logo após os disparos, levando consigo as armas dos policiais.

O Soldado Cantalice não havia completado um ano de efetivo serviço na Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Foi formado na turma de soldados 2010.1 e era natural da Paraíba.

Princípio da superioridade numérica

Durante o curso de formação da Polícia Militar aprendemos que uma das técnicas utilizadas em abordagens é o Princípio da Superioridade Numérica, que consiste na superioridade numérica de policiais em relação aos suspeitos abordados.

Esse princípio é uma regra básica da Técnica Policial, onde jamais deveria ser violada, já que compromete a segurança dos policiais expondo desnecessariamente suas vidas, como no caso do soldado Cantalice.

Fatalidade

Não podemos fazer suposições acerca do que poderia ter ocorrido caso a viatura em que o soldado Cantalice trabalhava estivesse com os três policiais, como manda os mandamentos das técnicas policiais militares: um motorista, um comandante e um patrulheiro. Entretanto, tivemos um exemplo recente de outra perda trágica, a do soldado M. Costa, onde a sua viatura era composta por três policiais evitando, assim, a fuga impune do criminoso.

Dessa forma, perdemos um soldado! Perdemos um policial! Perdemos um companheiro! Perdemos um irmão de farda! Perdemos um herói!


Matéria criada pela Sd Glaucia

Um comentário:

  1. sou de baia formosa e fico muito triste com isso porque nosso munipio tem muito poucos efetivos e isso cada vez mais deixa a cidade mais vulneravel a estes incidentes
    cantalice vai com deus vc assim como todos os outros cumpliu sua misão sou muito grato por issso ,abraços de Marcio Jose .;

    ResponderExcluir