sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"TROPA DE ELITE 2" ESTRÉIA HOJE NOS CINEMAS

O asfalto carioca, mais quente que nunca, volta à cena como cenário para uma das mais aguardadas sequências do cinema nacional. Cercado de expectativas, estreia hoje no Brasil “Tropa de elite 2”, novo longa do diretor José Padilha, após três anos do sucesso do filme anterior, um verdadeiro fenômeno de popularidade nacional – com reconhecimento internacional (o Urso de Ouro do Festival de Berlim 2008).

O novo filme, mesmo sem as polêmicas que ajudaram a promover a produção de 2007, retorna com a mesma sensação de perigo: o confronto urbano nas fronteiras da lei. Apesar da postura atual, coerentemente mais madura, não significa que a batalha desta vez será mais leve.

“Tropa de elite 2” se passa nos dias de hoje, 13 anos após os acontecimentos do primeiro filme. O célebre personagem do ator Wagner Moura, agora é tratado por coronel Nascimento. Ele tem um filho adolescente, Rafael (Pedro Van Held) e está divorciado de Roseane (Maria Ribeiro), que agora está casada com um deputado. Nascimento enfrenta desta vez um novo inimigo: as milícias. Ao se chocar com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que se imaginava. Ainda mais quando esse universo bater de frente com sua vida pessoal.

Nascimento precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime, ao conflituoso relacionamento que mantém com seu filho. José Padilha já afirmou em depoimentos sobre o novo filme, que Nascimento apresentará um perfil psicológico mais complexo, diferente da frieza do primeiro “Tropa”.

O policial passará por um processo de amadurecimento, ligado ao seu conceito de consciência e idade. Promovido a Coronel, ele abandonou a corporação e foi conduzido à esfera política. Nascimento entra em uma zona desconfortável para ele, onde não sabe o que está acontecendo direito, e seus valores são diretamente questionados. A guerra para ele, agora, também é pessoal. Seu universo foi ampliado — com os mais variados efeitos colaterais. Em meio a camadas de burocracia, corrupção e politicagem, o agora coronel Nascimento também acompanha o aumento da importância do Batalhão de Operações Especiais – Bope -, uma rebelião de presídio, tiroteios em favelas, a oposição de defensores de Direitos Humanos, e o sequestro de seu filho. A moral do antigo capitão ainda está firme para declarar: “Para certas pessoas a guerra é a cura, a guerra funciona como uma válvula de escape. E eu fui sempre assim, parceiro”. No elenco, além de Wagner Moura e Maria Ribeiro, também estão Irandhir Santos, Seu Jorge (Beirada); Tainá Müller (a jornalista Clara), e Emílio Orciollo Neto. Do filme anterior, continuam André Ramiro (Matias) e Milhem Cortaz (capitão Fábio).

Vazamento na rede fez o primeiro filme repercutir

Um dos fatos que contribuiu para o sucesso estrondoso de “Tropa de elite”, em 2007, foi o seu vazamento para a internet e consequentemente para as bancas de filmes piratas, meses antes de seu lançamento. O fato, em vez de atrapalhar, ajudou a tornar o sucesso estrondoso que todo mundo conhece. Foi estimado que 11 milhões de brasileiros viram “Tropa” de forma pirateada, e 3,5 milhões foram às salas de cinema. O filme virou mania nacional, elogiado por crítica e público, com suas falas sendo transformadas em bordões populares. O filme também discutiu a ética entre polícia, contraventores, violência e drogas.

O fato fez com que a nova produção armasse um verdadeiro esquema, digno do Bope, para que não houvesse o vazamento da segunda parte. A equipe alugou um apartamento onde foi realizada a montagem do filme. O local era monitorado por câmeras, e a ilha de edição não tinha acesso à internet. As pessoas que estavam autorizadas a sair do local eram quatro, e cada uma tinha sua senha, senão disparava um alarme. Até policiais foram usados na operação – de São Paulo, é claro. “Tropa de Elite 2” foi osso duro de roer com a pirataria em 2010.

“Tropa de elite 2” contou com um orçamento de aproximadamente 16 milhões de reais. Os efeitos especiais foram realizados por diversos profissionais de Hollywood, entre eles Bruno Zeebroek (de “Transformers”), Rene Diamante (“Che Guevara”), William Boggs (“Homem-Aranha”) e Keith Woulard (“O curioso caso de Benjamin Button”).

Durante a primeira exibição do filme, terça-feira passada, José Padilha declarou: “Tropa (1) terminava com uma execução, o 2, de certa forma, se encerra com um renascimento”. O crítico Luiz Carlos Merten arrematou: “Padilha, Wagner Moura e a poderosa equipe de “Tropa 2” conseguiram. Fizeram uma sequência que é melhor do que o original. Você poderá ouvir vozes discordantes. Toda unanimidade é burra, dizia Nelson Rodrigues”. Vá ao cinema e confira.

Confira a programação de exibição nos Cinemas em Natal/RN

* Cinema: Moviecom
Sessões: 14:30 - 16:50 - 19:15 - 21:40 (sala 6) / 15:50 - 18:15 - 20:40 (sala 4)

* Cinema: Cinemark
Sessões: 11:55 - 12:45 - 14:30 - 15:30 - 17:05 - 18:15 - 19:40 - 21:00 - 22:25 - 23:45

FONTE: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário