domingo, 8 de agosto de 2010

Saiba como usar um extintor de incêndio

Por lei, todos os edifícios e carros devem ter extintores de incêndio dentro do prazo de validade e em lugares acessíveis. Mas muitas vezes não sabemos como usá-los. Vale a pena aprender, porque em uma emergência ele será o seu melhor aliado para apagar o fogo ou conter as chamas até a chegada dos bombeiros. Saiba qual é o tipo mais indicado para cada caso e como manuseá-lo.


Passos


1

Existem diferentes tipos de fogo (segundo a origem) e para cada caso há um extintor adequado:
• Para incêndio Classe A, de materiais sólidos (madeira, papel, tecido, borracha), use extintor à base de água ou de espuma.
• Para incêndio Classe B, de líquidos inflamáveis (álcool, querosene, tintas, solventes, óleos, gasolina e outros combustíveis), use extintor com carga de pó químico ou gás carbônico.
• Para incêndio Classe C, de instalações ou equipamentos elétricos (transformadores, fios, cabos e aparelhos), use extintor com carga de pó químico ou gás carbônico.

2

Se você precisar apagar um incêndio, tente identificar primeiro a origem para escolher o extintor mais indicado. Não se deve usar um extintor com carga de água para apagar um incêndio Classe B, porque ele pode propagar mais o fogo, nem de Classe C, devido aos riscos de curtos circuitos e choques elétricos.

3

Corte o lacre de plástico.

4

Retire o pino de segurança.

5

Faça um teste pressionando o gatilho ou abrindo a válvula.

6

Posicione-se a uma distância segura do foco. Se estiver ventando, coloque-se de uma forma que o fogo não venha na sua direção.

7

Dirija o jato para a base das chamas e faça movimentos de um lado para o outro, como se você estivesse varrendo o fogo.

8

Se o fogo estiver se propagando verticalmente, mire na base e faça um movimento ascendente e lento.

Importante

  • O extintor deve ficar em um lugar de fácil acesso e fora do recinto principal (os patamares das escadas, por exemplo, são lugares estratégicos).
  • Confirme que o extintor a ser utilizado corresponde ao tipo de fogo, observando a letra que o identifica. Os mais frequentes são multiclasse (A-B-C) e servem para qualquer caso; os B-C são para líquidos inflamáveis e instalações elétricas e os A são apenas para sólidos.
  • Se houver vários extintores, utilize-os de forma conjunta para obter um resultado mais rápido.
  • Não tente combater um incêndio que está se expandindo muito além do seu ponto de origem.
  • Chame sempre os bombeiros. Mantenha os números de emergência perto dos telefones fixos e na memória dos celulares.



    Texto: Bem simples com modificações do Guardião da Serra



Nenhum comentário:

Postar um comentário